sexta-feira, 7 de outubro de 2016

 [RESENHA] Deixe a neve cair - John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle


Na noite de Natal, uma tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para encontros românticos. Em “Deixe a Neve Cair”, bem sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. E provam que o amor verdadeiro pode acontecer quando e onde menos se espera.

Editora Rocco | 2013 | Skoob | 335 páginas | Classificação: 4/5


     Olá pessoal, hoje trago ao blog alguns detalhes sobre o livro Deixe a neve cair, que é feito por três escritores incríveis e que constroem histórias visivelmente corriqueiras, com isso não quero dizer que esses fatos realmente ocorreram, mas sim que de maneira sutil e leve eles trazem os temas românticos à tona com narrativas de linguagens simples na qual ficamos presos até o fim do volume. 
     Creio que nem todos que neste momento leem o post conheçam os escritores descritos (tirando John Green, que uma boa parcela já conhece com o livro A culpa é das estrelas), então vou começar falando um pouco sobre eles.

- Maureen Johnson é uma escritora estadunidense de ficção para jovens. Ela publicou dez romances para jovens adultos até hoje, incluindo as séries Shades of London e Suite Scarlett. Escreveu o livro 13 Pequenos Envelopes Azuis e Ascensão do Hotel Dumort, este último em parceria com Cassandra Clare (Instrumentos Mortais).

John Green: é uma estrela do segmento chamado de Young adult, a literatura para adolescentes e jovens, é autor dos livros “Quem é Você Alasca?” (2005), O “Teorema Katherine” (2006), “Deixe a Neve Cair” (2008), “Cidades de Papel” (2008), “Will e Will, Um Nome, Um Destino” (2010) e “A Culpa é das Estrelas” (2012), um sucesso de vendas nos Estados Unidos e também no Brasil. A literatura de John Green é realista e firmemente ancorada nos dias de hoje.

- Lauren Myracle: entrando a sua escrita sobre os anos do ensino médio e do ensino médio tumultuados, Lauren é a autora de vários romances altamente elogiados. Enquanto a maioria de seus livros, como Kissing Kate e Rhymes com bruxas , são voltadas para os leitores adolescentes, o romance de 2004, intitulado Onze é voltado diretamente para o leitor de grau médio.

     Neste livro há uma divisão de três histórias aparentemente diferentes, mas que se interligam formando uma grande história, ou como eu chamo, um grande romance de cenário natalino. Os escritores, fizeram um verdadeiro emaranhado de informações que deixa à primeira vista o leitor atônito, principalmente quando (aviso: pode conter spoilers) um conto usa como cenário um fato importante do conto anterior, ou até mesmo usa um dos protagonistas da primeira história como um figurante. É bem interessante o tratamento que eles dão ao texto, a forma com que eles narram, o uso da linguagem acessível ao público jovem. 
     A maneira com que os personagens se deslocam no tempo e espaço é outro ponto importante, pois eles têm uma ligação amorosa bem clichê: um amigo que após um tempo descobre que é apaixonado por sua melhor amiga, em outra há uma relação de rejeição no início e com o desenrolar vai ficando mais ameno, por fim, as duas histórias anteriores se ligam e formam um cenário propício a um desfecho super romântico. O contato direto entre amigos, a reafirmação de uma boa amizade, o companheirismo e os fortes laços, sejam eles: de amor, de família ou de amizade é o que rege o livro como um todo. 
    Vale ressaltar que, os livros são de temática bem romântica devido aos "antecedentes" dos escritores, pois como consta nas minibiografias, eles são bons em fazer young adult. Este livro pode ser comparado a um fim de novela, pois estão todos juntos no final e todos os fatos se completam em relação de sentido. O natal nos remete a um novo começo, o que representa bem a relação dos personagens, que é por ora engraçado e por ora sério, fazendo reflexões. 


Até a próxima!!! 



2 comentários: