quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Entrevista a Tatiane Rodrigues escritora de Prospecto


    Então pessoal, venho aqui para mostrar uma entrevista incrível com Tatiane, a escritora de Prospecto, com livro lançado pela editora Arwen este ano de 2016. Na nossa conversa vocês vão descobrir o cenário fantástico que ela criou embasado nos seus próprios sonhos, as suas emoções, além de nos contar um pouco mais sobre o seu primeiro volume da trilogia. Ela fala ainda sobre a construção do livro e sobre algumas curiosidades com relação aos personagens da trama. 
      Tatiane é natural de São Paulo, apaixonada pelas letras desda a infância, espera transmitir lições através dos livros e salvar pessoas com a literatura.  

Vamos descobrir mais um pouco sobre o que Prospecto nos reserva...?

Sinopse:
       O impossível é só o começo. Daiane Campbell é uma garota apaixonada por livros e sonha com o dia em que possa encantar pessoas com suas histórias. O que não esperava era que fosse viver sua própria aventura irreal. Em meio à monotonia da cidade, descobre pertencer ao mundo dos Guardiões, pessoas que têm a missão de proteger o Tempo e abençoadas com dons excepcionais. Quando Michael Jones, um antigo Guardião, ameaça a estrutura desse mundo, Daiane terá que decidir a qual lugar pertence: aos Guardiões ou à vida real. Em meio à guerra, amores e contradições virão à tona e o impossível se torna a única chance de salvar a todos. A palavra Prospecto pode ser tudo o que precisam para vencer, mas também pode levá-los à morte.


Editora Arwen | romance fantástico | jovem adulto | 250 páginas | nacional





Legenda 

→  Entrevistadora: Maria Eduarda (M.E)
  →  Entrevistada: Tatiane Rodrigues (T.R) 

M.E: Em quanto tempo se deu o processo criativo para a construção do livro? Você encontrou empecilhos para terminar o exemplar, por exemplo, o andamento não estava ficando o que esperava ou algum personagem deixou de fazer sentido em algum momento?
T.R: Demorei cerca de dois anos para concluir a história. Não tive problemas com a construção da obra, mas fiz diversas pausas na escrita por cogitar desistir. No início, não tive o apoio desejado para ser escritora. Pensei em desistir desse sonho, deletar toda a história e seguir em frente. Mas um sonho tão forte como esse não seria apagado facilmente da minha mente. Prospecto me escolheu e eu descobri, mais tarde, que lutaria por ele até o fim.

M.E: Em seu livro são abordados que tipo de ações pelos personagens, qual o papel que cada um sofre ou age durante a história?
T.R: No começo de Prospecto, a personagem principal, Anne, não tem nenhuma expectativa em realizar seus sonhos. Afinal, muitas coisas pareciam impossíveis ao seu olhar. Contudo, com o desenvolvimento da obra, ela aprende que sonhos podem se tornar realidade quando acreditamos. Ela se deparou com um cenário isento de esperança e fé, onde todos confiavam na derrota. A protagonista teve que enfrentar muitos obstáculos para perceber que não há impossível para sonhadores. Inconscientemente, percebi isso também. A Anne é feita de palavras e sonhos, assim como eu. Ela só não sabia disso.
Os personagens secundários também passam por diversos processos durante a obra. Cada um deles tem um papel fundamental em Prospecto. Eles passam a lição de que a amizade é um vínculo forte e indestrutível. E que, às vezes, só precisamos acreditar. Passei a acreditar junto a eles.

M.E: Quais as suas percepções sobre sua escrita diante de seu livro já publicado? Faz pretensão em continuar escrevendo?
T.R: Escrever é a minha vida. A garotinha de dez anos que sonhava em ser escritora deve estar orgulhosa ao ver que realizou seu sonho. Quando olho para trás, ainda consigo vê-la. Lembro-me de seus pensamentos negativos, dos olhos repletos de lágrimas e do medo aterrador. Quase consigo senti-la à minha frente, sorrindo timidamente e assustada por dar voz à imaginação. A escrita salvou-a, libertou-a e deu-lhe asas quando não sabia voar. A Tatiane Rodrigues de sete anos atrás cogitou desistir um milhão de vezes, mas jamais deixou de acreditar. E por ter acreditado, estou aqui. Fui salva pelas palavras e pela magia que elas contêm.
Acredito que, um dia, possa ajudar alguém da mesma forma que fui ajudada. As palavras sempre conhecem nossa alma e podem, muitas vezes, curá-la de uma enfermidade. Anseio em criar refúgios através de histórias, transmitir lições e mostrar que tudo é possível quando acreditamos. Os sonhos são a razão de acordarmos todos os dias, mas acabamos nos esquecendo disso. Há alguns anos, esqueci-me de sonhar e, por causa disso, perdi-me na imensidão de pesadelos.
Por mim, continuarei escrevendo até a eternidade.

M.E: De forma geral, do que trata seu livro, qual o tipo de história ele revela: ficção, romance, distopia...?
T.R: Prospecto é uma ficção sobre viagens no tempo. Na história, há pessoas que podem viajar pelo Passado, Presente e Futuro. Elas são escolhidas para protegerem os três tempos e destinadas a terem dons excepcionais. Nessa ficção, o impossível é apenas o começo e não há limites para os sonhadores.

M.E: Que tipos de livros fizeram você se inspirar para concluir sua escrita?
T.R: Ficções e fantasias. J. K. Rowling e Harry Potter, por exemplo, sempre me inspiraram. Eles me levaram a lugares que jamais ousei conhecer, mostraram o real significado de amizade e ensinaram que sonhos são possíveis. Graças a Harry Potter, conheci Hogwarts e vi o quanto a magia pode ser poderosa — ainda mais quando elas são letras impressas em um livro. Suas palavras me guiaram por muitos anos, dando forças quando mais precisei e sendo meu alicerce. Posso não ter recebido minha carta de Hogwarts e não ter entrado na Grifinória, mas jamais deixei de ser bruxa.
As obras de Rick Riordan, especialmente Percy Jackson, também me inspiraram e mostraram o quanto a leitura pode salvar vidas.

M.E: Em sua opinião seu livro pode influenciar os leitores no dia a dia? Defina melhor para nós qual o seu intuito com a criação deste tema.
T.R: Todos os livros podem influenciar e inspirar alguém ou uma causa. Minha missão é ajudar. Mesmo escrevendo ficções, sonho em transformar o mundo — e não me refiro ao mundo como um todo, mas sim, ao mundo de cada pessoa. Temos um pequeno universo dentro de nós e jamais podemos esquecê-lo. Quando sonhamos, ele se expande. Quando acreditamos, ele se torna mais forte. E quando realizamos algo, conseguimos enxergá-lo da maneira que ele realmente é — repleto de luz e estrelas.
Meu intuito sempre foi e sempre será salvar pessoas. Através das letras, minhas ficções podem afastar alguém de preocupações, inspirá-las a sonhar ou a criar um refúgio formado por livros. Sou feita de sonhos e são sonhos que escrevo.

M.E: Como você imaginou a ambientação dos personagens durante a trama? Como foi a criação do ambiente no qual se passa a história?
T.R: Sempre tive o sonho de conhecer alguns países, especialmente a Inglaterra, os Estados Unidos e a França. Quis realizar esse sonho através dos livros. Após algumas pesquisas, ambientei Prospecto em uma dessas nações. Não precisamos viajar por aviões para conhecer outros lugares, e pude vivenciar isso na obra. Além disso, criei um mundo próprio para Prospecto, o Atemporal. Ele será mais explorado no segundo livro da trilogia, mas é um universo específico para os Guardiões do Tempo.

M.E: Queremos saber um pouco mais do seu livro, conte-nos um pouco sobre ele.
T.R: Prospecto é uma história sobre viagens no tempo. Nele, há pessoas que são abençoadas com dons excepcionais e podem viajar pelo Passado, Presente e Futuro. É preciso ter cuidado para não romper as barreiras do tempo e fazer viagens inadequadas. Esse mundo atemporal é governado por um Conselho — que nem sempre é confiável e que não está isento de corrupção, como qualquer órgão governamental. Quando alguém ameaça a estrutura desse mundo, todos devem tomar um lado. Mas qual deles é correto? Você deve lutar por um mundo que mal conhece ou ir contra ele? O impossível e o possível misturaram-se na obra e dão vida à irrealidade. Sonhe ou morra com os pesadelos.
Prospecto foi escrito de alma e coração, através de lágrimas e sorrisos — e transformou-se em algo maior do que tinta e papel. Sei que minha história pode não ser a melhor do mundo, a mais eletrizante ou encantadora. Mas ela tem um significado especial. Prospecto resguarda a alma de uma adolescente que jamais foi ouvida e que nunca acreditou em sonhos. Ele foi a salvação para uma escritora que não sabia voar, que nunca acreditou em possibilidades ou no poder das palavras. Ele é o refúgio da Anne e o meu também. E eu garanto que, por mais que não seja perfeito (e veja, ele está bem longe da perfeição), ele foi escrito com todo o meu ser. Há um pedaço da autora ali e todos que lerem podem enxergá-la. Se você abrir o livro, verá a minha salvação — e carregará uma parte do meu coração também, como uma horcrux. Não sei quais sensações você sentirá, mas acredite, tem um sonho lá dentro. E no interior desse livro, sonhar é apenas o início — para mim e para você.


Link para adquirir ou saber mais sobre o livro: http://www.grupoarwen.com.br/best.php?b=887C5A2B0D1BCF5B169AC8D63806BD13

Obrigada Tatiane por conceder a entrevista, foi um enorme prazer conhece-la e descobrir mais sobre seu livro! 
Até a próxima pessoal, feliz 2017 para todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário