sábado, 28 de janeiro de 2017

[RESENHA] Érica - Larissa Barros Leal


      Moscou. Dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos.
Cairo. Uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha, arquitetada por integrantes da Ordem das Doze Tribos de Israel.
Washington. Na sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais.
Pequim. Um filho procura o pai, há meses desaparecido.
Fortaleza. Em uma triste manhã, Érica encontra seus pais mortos...

   Nessa incrível trama, todas essas histórias se entrelaçam de forma impressionante. E somente Érica, que acaba de descobrir que foi incluída em uma lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, poderá impedir uma grande desgraça planejada por judeus fundamentalistas, prestes a atingir a todos.


Novo século | 2014 | 271 páginas | Classificação: 5/5 | Saraiva


     Érica é o exemplar que recebi da parceria com a escritora Larissa, ele em si é um enigma com essa capa que nos deixa atônitos ao que fala no livro. Após ler a sinopse, lembro-me de ter pensado: será que esta menina vai se transformar em uma terrorista para vingar o que quer que tenha sido tirado dela? Bom, só descobrimos ao ler não é mesmo?

       Este volume me levou a diversos países e me apresentou muitos personagens marcantes que tiveram fator importante na história, nele eu percebi como uma relação familiar rompida pode mudar o destino de tantas pessoas. Érica passou por muitas provações, aventuras e diversos fatores contribuíram para que sua decisão final deixasse tantas marcas. 

       No início a vida dos personagens seguem seu curso normal, cada um com sua rotina, mas aos poucos começam a acontecer sequestros e bombardeios, que acabam por destruir vidas, tudo isso é desencadeado por uma ordem denominada ODTI (Ordem das doze tribos de Israel), que propagam a fé judaica com intuito de reunir mais religiosos de sua cultura que foram espalhados pelo mundo.

       Mas todos esses motivos dados pela ordem são só uma "maquiagem" para disfarçar o verdadeiro sentido desta comunidade, eles dissipam o terror e ódio pelos católicos e muçulmanos, induzindo os judeus a pensar que estes, foram o motivo do genocídio ocorrido na segunda grande guerra. Esse fato desencadeia a morte de pessoas especiais para alguns dos personagens, incluindo Érica, ela então após saber que é alvo desta conspiração, resolve se juntar a uma "ordem" secreta chamada Europol, de espiões mirins que são órfãos ou que não convivem com os pais por outros motivos, enfim, crianças que não tem famílias e se dispõe a ajudar a solucionar problemas mundiais perigosos. 

     Diante de todos estes problemas, houveram tantos outros, e ela foi designada para desvendar os mistérios que envolviam este caso. Descobriu que não foi só a vida dela que mudou desde a fundação desta ordem!

      Ela mudou a vida de pessoas em Pequim, Moscou, Washington, Cairo, Londres, além do Brasil; em meio a toda essa turbulência ela também fez novos amigos, mesmo que estes não tenham conseguido conviver com ela tanto tempo, pois como é óbvio de um agente secreto, usa-se disfarce para as missões. Derek foi seu amigo e guardião pós a tragédia que ocorreu em sua vida, houve ainda todos que ela conheceu durante suas tarefas, e claro, sua família e amigos maternos que moravam no Brasil (para ser mais precisa no Ceara onde Érica, família e amigos próximos viviam).

     O livro no geral é surpreendente, não imaginei que ocorresse o que está escrito no final (não vou dar spoiler rsrsrsr), não fazia ideia das proporções de todas as atitudes dela como uma personagem tão jovem e tão forte, que apesar de tudo acabou salvando inúmeras vidas. É um livro incrível!!!  

"Nem tudo é o que parece. Descobri isso ao longo desses últimos dois anos do modo mais difícil. Não é por isso que escrevi esta carta.Há coisas mais importantes e urgentes a serem tratadas." 

Capítulo dezoito, parágrafo um, página 234. 


Links de apoio a publicação: http://www.saraiva.com.br/erica-7594362.html


Obrigada Larissa, por ter trazido a mim e tantos outros leitores, as emoções e uma moral da história tão encantadora. Espero que tenham gostado da publicação, beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário