sábado, 14 de janeiro de 2017

[RESENHA] Lorena sem filtro nem ponto final - Mariana Lancellotti


     
     O livro de contos contemporâneos Lorena – sem filtro nem ponto final de Mariana Lancellotti apresenta a sua protagonista, uma paulistana de classe média, em suas paixões desde a infância até a idade adulta, e sua frustação por não conseguir se expressar através das artes, no decorrer de onze Contos, evidenciando os conflitos e o debate sobre o papel da mulher nos dias atuais. As relações humanas enredadas na narrativa são observadas na concepção comportamental, sobretudo nas relações afetivas, e deste conflito surgem as reflexões sobre paradigmas e estereótipos próprios de um grupo social em especifico, o das mulheres envolvidas com o mundo cultural, frequentadoras da Zona Oeste de São Paulo.

Kazuá | 2015 | 226 páginas | Classificação: 5/5


       Este exemplar me trouxe uma leitura que a tempos eu não tinha, é fluida, engraçada e acima de tudo reflexiva. Lorena retrata de uma forma aberta como temos que passar por fases que nunca imaginaríamos, neste livro vemos que sentimentos simples nos tornam felizes, sem a necessidade dos aparatos da sociedade. 
      É um livro de onze contos super detalhados sobre a vida de uma jovem paulistana de classe média, que ao contrário do que muitos pensam, não se passam em tempo cronológico e sim em tempo psicológico, aquele no qual a personagem pode narrar diferentes épocas da sua vida (a personagem pode contar algo com trinta e cinco anos e em um outro capítulo discutir sobre sua infância, juventude e etc.), a cada fim de conto Lorena sempre trás uma "moral" para o que aconteceu, ela fala diante da sua perspectiva e realidade o que lhe trouxe de bom toda aquela situação ruim, triste ou constrangedora, esse é um fato interessante em um livro: trazer uma personagem que sempre vê o lado bom de tudo.
        O volume de forma geral é arrebatador, porque de maneira simples e com uma linguagem facílima de entender, o leitor capta o verdadeiro sentido de uma vida plenamente feliz, independente de quem esteja ao seu lado, ela remonta aquela segurança natural. A menina que em alguns contos se mostra tão frágil, torna-se independente a partir do rumo que o livro toma e apesar de não ser escrito em ordem. 

         Um fato super legal que a escritora fez com o livro é dar ao leitor a liberdade de escolher qual capa mais lhe agradou, ela disponibilizou duas ilustrações diferentes e várias cores para escolher.





Quero agradecer a Mariana, escritora do livro Lorena, por ter me presenteado com este exemplar tão fofo, foi uma ótima leitura.
Espero que tenham gostado do livro da vez, grande abraço e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário